A Escola de Inverno de Paleontologia (ESINPA) é uma iniciativa conjunta iniciada por docentes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), com o apoio da Sociedade Brasileira de Paleontologia e que, a partir desse ano, também conta com colegas da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e do Museu Nacional (UFRJ) em sua organização, e o importante financiamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A ESINPA visa debater temas situados na fronteira do conhecimento em paleontologia, necessários para o desenvolvimento da área no país. Devido à especificidade de temas, muitos desses não são abordados em profundidade nos cursos que têm a paleontologia como disciplina em suas matrizes curriculares. Inclusive, o profissional em paleontologia frequentemente não tem contato direto com algumas dessas temáticas mesmo durante a pós-graduação.
Assim, a Escola tem por objetivo preencher algumas dessas lacunas, abrindo a possibilidade para que alunos de graduação, com encaminhamento científico na área de paleontologia, além de pós-graduandos iniciantes, possam discutir com jovens profissionais altamente gabaritados sobre as tendências e habilidades atualmente requeridas na formação de um paleontólogo.
Tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de COVID 19, as duas primeiras edições (2021 e 2022) ocorreram de forma virtual. Já as duas últimas (2023 e 2024) foram realizadas presencialmente em Campina do Monte Alegre, SP, e Uberaba, MG.
Esse ano, pela segunda vez consecutiva, a ESINPA (em sua quinta edição) será realizada nas dependências do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), em Uberaba, MG. A escolha desse local para seguir sediando o evento se justifica pela importância paleontológica da região, recentemente inserida pela UNESCO na “Rede Global de Geoparques”, bem como pelas facilidades logísticas propiciadas pelo CCCP.
Esse ano, a ESINPA trará como grandes temas:
1) “Tafonomia: a ciência forense da Paleontologia” – curso ministrado pelos drs. Lucas Trifilio (Universidade Estadual Paulista) e Thaís Rabito Pansani (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
2) “Filogenia e biogeografia em estudos macroevolutivos envolvendo fósseis” – curso ministrado pelos drs. Daniel Casali (Universidade de São Paulo) e Júlio Marsola (Universidade Federal de Tecnológica do Paraná).
3) “Da Terra à Marte explorando bioassinaturas e ambientes habitáveis” – curso ministrado pelos drs. Diego Nascimento (Universidade Estadual Paulista) e Renan Santos (Universidade de São Paulo)
Sejam bem-vindos e preparem-se para uma nova visão da paleontologia!